terça-feira, 16 de junho de 2015

OS MODERNOS JEROBOÕES

JEROBOÃO e os FALSOS APÓSTOLOS E PROFETAS de HOJE

Pr.Érico Rodolpho Bussinger

Nada irritou mais o Senhor Jesus, quando aqui esteve na Terra, do que a atitude dos fariseus e dos religiosos de seu tempo. Pelas suas palavras, cremos que Ele não será menos duro com os líderes religiosos atuais quando Ele voltar. “Não vos conheço... Apartai-vos de mim” (Mt.7:22,23). Mas por que tanto rigor, se eles são religiosos, que em princípio estão tentando semear o bem?

Eu creio que a chave desse entendimento está na palavra “escolha”. A quem Deus escolhe, responsabiliza. Desde o início foi assim. A responsabilidade de Noé foi grande. De Abraão também. Israel, ao sair do Egito, ficou sabendo que tudo o que Deus fizera não foi por sua bondade, mas por ter sido um povo escolhido por Deus (Ex.19:6, Dt.9:6 e Am.3:2). O “obreiro” que Deus escolheu e não cuidou dos seus conservos (Mt.24:45-51) vai para o inferno. E eu creio que por todo o contexto bíblico, entendemos que as piores penas na condenação eterna estarão reservadas para os “líderes religiosos” e não para os “piores” pecadores do mundo.

Jeroboão não era pior do que Roboão. No entanto ele foi responsabilizado por Deus por ter exatamente sido escolhido para “consertar” o erro. Ao invés disso, ele fez pior ainda (1Re.14: 9-11 e 21-23). A ira de Deus foi tão grande contra ele, que Deus lhe deu um título, passando a chamá-lo de “Jeroboão, filho de Nebate, aquele que fez Israel pecar (2Re.3:3)”.

A ira de Deus se acende sobremaneira contra os modernos “Jeroboões”, os líderes religiosos que levam as ovelhas ao erro, que Deus lhes dedica muito dos últimos livros da Bíblia. São os falsos apóstolos, falsos profetas, os pastores mercenários, os lobos, os Balaões ,as Jezabéis, os cães etc (p.ex.Jd.1:4).

Por que será então Deus tão mais rigoroso com respeito à condenação dos líderes religiosos?

A resposta é tão somente porque eles foram “escolhidos” por Deus. Foram ungidos, agraciados, receberam muito, pelo que muito serão cobrados. A eles é atribuído o mau exemplo, como fez o Jeroboão. E as ovelhas tendem a seguir esse mau exemplo. Eles estão colocados para cuidar do rebanho do Senhor. Se eles não o fazem, ninguém mais o fará (mesmo porque eles não o deixam). Dominam sobre o rebanho, extraindo dele proveito para si, ao invés de dar a vida pelo rebanho. Você conhece algum líder cristão assim?

Se é o líder que erra, então estará o rebanho desculpado? Não. E é este o problema mais sério. Não há desculpa. O que é desviado vai para a condenação junto com o que o desvia. O errado e também o que o faz errar. O desviado e o desviador, o pastor mercenário. Mt.23:15 e 2Pe.2:20,21.

Jesus não oferece garantia na doutrina nem na igreja. Portanto, cuidado com os pastores mercenários. E cuidado com você também. Sempre...cuidado.

Vigia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário