terça-feira, 22 de junho de 2021

COMO CONSEGUIR GANHAR ALMAS

 

        HUMILDADE  É  A  CHAVE  EM  GANHAR  ALMAS

                           (Palavra pastoral no culto em Ramá dia 17 de maio de 2021)

PR. ÉRICO BUSSINGER

          O cristão obediente entende ser responsabilizado pelo Senhor para levar aos outros uma palavra de reconciliação (2Co.5:19). Se for bem sucedido, ele se considerará feliz. Isso é ser sábio e ganhar almas (Pv.11:30). Como é bom a gente conseguir ganhar pessoas.  E como é triste a gente perder e espantar pessoas.

         Deve ser muito triste a gente ter na consciência o conhecimento de que alguém está longe do Senhor por nossa causa, porque falamos ou fizemos alguma coisa que deu motivo. Se agimos de tal maneira que aquela pessoa se afastou de Deus, o Senhor nos responsabiliza por isso. Ela se escandalizou e se afastou, está longe de Deus agora.  Pode ser que a gente procure alguma culpa na consciência e não ache. Mas fato é fato.  A pessoa está longe dos caminhos do Senhor, longe da comunhão, porque a gente deu algum motivo. Pode ter sido alguma discussão ou alguma palavra dura, alguma coisa que a gente fez. Pois é, deve ser muito triste.

         O Senhor nos diz que devemos buscar a paz (1Pe.3:11). Se possível, com todos os homens (Rm.12:18). Se for necessário a gente leva prejuízo, sofre, mas não escandaliza a outra pessoa.

         É somente com amor que a gente ganha alguém.  Às vezes é muito complicado. A pessoa é difícil. Mas quem não é?  Se, porém, a gente cede e se humilha, desce do nosso salto alto e vai procurar a outra pessoa, se empenhando nisso até conseguir ganhar sua amizade, isso é o primeiro passo para ganhar aquela pessoa. E a gente pode até trazê-la de volta para os caminhos do Senhor. Isso é maravilhoso, é como a gente ser um mensageiro das Boas Novas. Como é bom a gente se sentir assim, um mensageiro das Boas Novas. Buscando a paz e nos empenhando por alcançá-la.

         No que depender de nós, porque nem sempre depende só de nós, a gente cede e vai procurar a outra pessoa. Isso é a prática da religião verdadeira (Tg.1:27). E se a gente sabe que o irmão tem alguma coisa contra nós, a gente se humilha e vai a ele (Mt.18:15). Se ele nos ouvir, ganhamos o irmão. Se ele não ouvir, pelo menos a gente fez a nossa parte diante de Deus, a gente se humilhou.

         O cristão fiel gosta de se sentir assim, um mensageiro das Boas Novas. Quando ele se empenha pela paz, cumpre a lei de Cristo, porque ele sabe que a paz de Cristo é o árbitro. O que vai dizer se estamos certos não é a nossa doutrina. É a paz com os irmãos.

        Há crentes que têm trazido muita tristeza à igreja, porque falam do Evangelho, pregam a Bíblia, estudam doutrinas, mas não tem ninguém que os siga. Eles não conseguem pastorear nem liderar ninguém. Sabem que muitos já estiveram com eles, mas todos se afastaram. Sempre por culpa disso, por causa daquilo, ou por fraqueza, ou porque não querem obedecer etc. Mas ninguém fica com eles.  Deve ser um currículo muito triste a gente se lembrar de que não conseguiu ganhar ninguém, não conseguiu se humilhar, não conseguiu convencer ninguém. A gente acha que tem amor, que a gente é do Senhor. Mas é só a gente que acha isto. Então, na nossa cabeça, nós nos julgamos os mais certos. Na verdade somos fariseus, que têm a doutrina certa, mas só que ninguém reconhece. Então, que cristãos somos nós, que só nós sabemos que somos assim tão maravilhosos?

         Deus nos faça assim, servos de todos, humildes e quebrantados.   A humildade, segundo o Dr. Russell Shedd,  é como nós nos vemos em relação aos outros. Nós valorizando os outros. isso é humildade. Quando nós valorizamos os outros, somos humildes. Mas quando nós criticamos os outros, nos desfazemos dos outros, só vemos o nosso eu, então isso não é humildade. O Senhor Jesus disse que é bem aventurado aquele que tem o espírito humilde (Mt.5:3).

         Você tem o espírito humilde? Como a gente vai saber isso? As pessoas vão reconhecer, nós vamos ser bem quistos, queridos e amados entre os que estão à nossa volta.  Eles vão reconhecer que nós somos humildes, porque os valorizamos, reconhecemos quem eles são e vamos até eles.

         É impossível uma pessoa ser humilde em espírito e não ganhar ninguém. É impossível a gente amar o Senhor e as pessoas não saberem disso.  É impossível a gente estar bem com Deus e não ter paz com os irmãos.   Certamente vai haver nesse caso uma contradição em nós.

         O  Senhor quer abrir nossos olhos. O conserto é sempre oportuno. Hoje é o dia da oportunidade, o Senhor nos diz.  A gente não deve perder oportunidades, a gente deve aproveitar cada uma delas que Deus nos dá. Amém! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário